sábado, 1 de fevereiro de 2014

Novo ministro da Saúde, Chioro diz viver dia 'mais triste e mais feliz'


Márcio PinhoDo G1 São Paulo
Arthur Chioro deixou cargo em São Bernardo nesta sexta-feira (Foto: Márcio Pinho/G1)Arthur Chioro deixou cargo em São Bernardo
nesta sexta-feira (Foto: Márcio Pinho/G1)
O médico Arthur Chioro, que tomará posse na próxima semana do Ministério da Saúde, deixou nesta sexta-feira (31) o posto de secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, no ABC, afirmando ser o dia mais "triste" e mais "feliz" da sua vida.
"É vontade de ficar e de partir. Falei com a minha esposa que hoje é o dia mais triste e mais feliz da minha vida", disse. Ele evitou falar sobre o futuro cargo e disse que falará como ministro a partir de segunda-feira (3).
Estavam presentes o atual ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que deixará o ministério para disputar o governo de São Paulo, e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho.  O evento durou três horas e teve ainda a presença de vários militantes do PT e deputados estaduais e federais. Chioro ainda acompanhou Padilha e Marinho em uma visita às novas instalações da Central de Regulação Médica do SAMU, no Centro da cidade.
Médico e pesquisador especializado em saúde coletiva, Chioro vai conduzir um dos programas tidos como carro-chefe do governo Dilma, o Mais Médicos. Ele acaba de retornar de uma viagem com a presidente a Cuba, onde o governo agradeceu pela transferência de profissionais.
A opção da presidente por Chioro foi publicamente conhecida na semana passada, quando ele teve uma reunião na manhã de terça-feira (21) com a presidente e almoçou depois com Padilha.
A indicação de seu nome, no entanto, gerou polêmica porque Chioro é investigado pelo Ministério Público de São Paulo por ter uma firma de consultoria em saúde que presta serviços a prefeituras paulistas, segundo o MP. Isso vai contra a legislação vigente no município de São Paulo. Segundo o secretário, acumular a participação na empresa Consaúde Consultoria com o cargo público em São Bernardo não feria a legislação municipal.
Apesar disso, Chioro anunciou que deixa a empresa e que o controle ficará com sua mulher. “A legislação [federal] exige que haja o meu afastamento. Eu, por conta de toda essa repercussão, entendo que é a medida mais adequada a ser tomada. Na condução ética, na condução concreta do dia a dia da empresa, eu tenho absoluta clareza que agi da maneira mais correta possível”, afirmou o futuro ministro em entrevista coletiva no dia 23.
No evento desta sexta, Chioro falou por cerca de 40 minutos e citou inúmeros feitos à frente da secretaria, desde 2009, como a criação do Hospital de Clínicas e a implantação de nove UPAs - 24h. Disse que o feito que mais importante, no entanto, foi a criação de residências terapêuticas para pacientes que estavam confinados em clínicas psiquiátricas.
Ele elogiou bastante o ministro Padilha, o qual chamou de o melhor ministro da Saúde da história do país. Os elogios foram devolvidos pelo pré-candidato ao governo de São Paulo, que afirmou que, sem parceiros nos municípios, como foi Chioro, "o que a gente projeta, coloca dinheiro, não vira realidade".
No próprio evento, o prefeito Luiz Marinho empossou a então secretária-adjunta, Odete Gialdi, como nova secretária de saúde do município.
Perfil
Médico concursado da Prefeitura de Santos (SP) desde 1989, Chioro já havia trabalhado no Ministério da Saúde anteriormente. Ele retorna à pasta nove anos após ter exercido o cargo de diretor do Departamento de Atenção Especializada da pasta entre 2003 e 2005.
Chioro se formou pela Fundação Serra dos Órgãos e especializou-se em medicina preventiva e social pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Anos depois, tornou-se mestre e doutor em saúde coletiva, cadeira que leciona na Faculdade de Fisioterapia Unisanta e na Faculdade de Medicina (Unimes). É também pesquisador na área de planejamento e gestão em saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Em São Bernardo do Campo, o petista integra o primeiro escalão da prefeitura desde o primeiro mandato do atual prefeito Luiz Marinho, que foi eleito em 2008 e reeleito em 2012. Marinho é ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem mantém amizade próxima.
Chioro também deixa o cargo de presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que agora será ocupado pelo vice-presidente da entidade, Fernando Monti.
Atendimento
G1 visitou algumas unidades de saúde do município e conversou com usuários. Alguns elogiaram, outros criticaram a situação da saúde na cidade. Na UBS Alves Dias, a dona de casa Marisa da Silva, de 44 anos, afirmava que não espera nem cinco minutos para pegar o remédio e que consegue realizar normalmente suas consultas com uma psicóloga. Não havia filas no local na quinta-feira (30) à tarde.
Moradora de São Bernardo diz que teve dificuldades em conseguir remédio (Foto: Márcio Pinho/G1)Moradora de São Bernardo diz que teve dificuldades
em conseguir remédio (Foto: Márcio Pinho/G1)
A aprovação não era unânime, porém. A ajudante-geral Inani Pereira de Souza, de 48 anos, deixou o local sem os remédios que havia ido buscar, Omeprazol 20 mg e Losartana 50 mg e reclamava ainda da demora para a marcação de consultas.  “Sempre espero pelo atendimento e consultas. Um mês, dois meses, até mais. Tinha que melhorar”, afirma ela, que conta ter consulta marcada com um psicólogo para abril.
No mesmo local, Ana Rita de Cássia disse que não há data para passar com o ginecologista que costuma tratá-la. Ela se queixou ainda que ficou desde 2012 esperando ser chamada para fazer uma endoscopia, e que só foi convocada neste mês. “Não podia esperar. Paguei R$ 200 e fiz no particular”, diz.
Em outra unidade, a UBS do Alvarenga, Maria Rubenita Mora Alexandre afirmava que na terça-feira (28) tinha marcada uma mamografia pela UBS em outro centro, mas que a máquina de mamografia estava quebrada. Conta ainda ter sido informada que sua consulta com um clínico será em 22 de março. “A gente pensa que a saúde vai melhorar, e não melhora”, afirma.
A Secretaria de Saúde informou que o prestador de serviço para a realização de mamografias em São Bernardo, o Laboratório Ghelfond, confirmou que houve a quebra do aparelho de endoscopia no dia 28 de janeiro, mas o equipamento foi consertado ainda no mesmo dia. O exame de mamografia da munícipe Maria Rubenita foi reagendado para a próxima segunda-feira, dia 3. Sobre a data da consulta, a secretaria disse que a rede municipal de saúde trabalha com o sistema de acolhimento e classificação de risco, sendo priorizados os casos mais graves.
Sobre o desabastecimento dos medicamentos Losartana e Omeprazol, o problema foi regularizado esta semana e ambos já estão disponíveis em todas as 32 unidades básicas de saúde do município. Houve falta em razão das férias coletivas da maior parte dos fornecedores a partir do final do ano, segundo a secretaria. No período, os usuários foram orientados a procurar as farmácias populares da cidade.
A secretaria informou ainda que as vagas oferecidas pelo estado são inferiores à demanda, e que o município decidiu assumir emergencialmente o serviço. A secretaria alugou dois aparelhos de endoscopia e contratou profissionais para esse mutirão. Todos os pedidos de endoscopia estão sendo reavaliados e os pacientes com maior gravidade estão sendo contatados prioritariamente
Raio-x da saúde
A rede pública de São Bernardo tem 582.113 pessoas cadastradas no Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). O município realiza 2 milhões de consultas médicas, em média, por ano. E cerca de 30 mil internações hospitalares são realizadas anualmente.  A rede municipal de saúde conta com 32 unidades básicas de saúde, 9 UPAs, 4 hospitais e 5 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros equipamentos.
A Secretaria da Saúde destaca, entre os principais feitos de Artur Chioro à frente da pasta, a construção do Hospital das Clínicas Municipal, com 293 leitos de média e alta complexidade para reduzir o déficit de leitos clínicos e cirúrgicos, a implantação de nove UPAS-24h para o atendimento de urgência e emergência, com bases do SAMU descentralizadas, reforma e ampliação de 24 unidades básicas de saúde e o início da construção de duas novas UBSs (Montanhão e Areião). Cita ainda a estruturação de ações de cuidado em saúde, com estratégias preventivas e de promoção da saúde, como o projeto “De Bem com a Vida” que desenvolve práticas corporais em milhares de idosos, hipertensos, diabéticos etc.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/01/novo-ministro-da-saude-chioro-diz-viver-dia-mais-triste-e-mais-feliz.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário