segunda-feira, 16 de julho de 2012

Nove mandamentos para o sucesso na busca e aceitação de novo sócio


O fator determinante para a aceitação de novo sócio não está restrito à necessidade de capital. Ele poderá desenvolver novos projetos, trazer conhecimentos ou compartilhar a administração da empresa

Toda empresa, em algum momento, irá necessitar de um incremento capital. Os fatores mais comuns são decorrentes da necessidade de capital de giro, capital para investimentos para modernização do processo de produção ou simples reposição de máquinas, capital para ampliação do empreendimento e capital para saneamento financeiro.
Em micros, pequenas e médias empresas essas situações são latentes, entretanto, diferentemente das empresas de maior porte, o acesso às linhas de crédito convencionais esbarra no rol de exigências, que na maioria das vezes são incompatíveis com o tempo de vida do empreendimento e com as garantias requeridas. Quando ultrapassadas essas duas barreiras resta saber se os juros cobrados caberão no fluxo de caixa da empresa. Como alternativa, o empreendedor pode obter capital mediante a entrada de um novo sócio.
Antes de qualquer decisão o empreendedor deve entender com clareza o que verdadeiramente se busca com a entrada de um novo sócio. O fator determinante para a aceitação de novo sócio não está restrito à necessidade de capital. Um novo sócio poderá ser necessário para desenvolver novos projetos, trazer conhecimentos ou compartilhar a administração da empresa, embora, nessas circunstância também poderá haver uma entrada de recursos correspondente à participação no capital social.
Imagem: Thinkstock

A tarefa de encontrar e aceitar um novo sócio não é simples e por isso requer alguns cuidados preliminares para que a aparente solução não se torne um futuro problema societário. Siga o guia com nove dicas para aceitar sócio e avance com seu empreendimento.

1. Avalie se você está preparado para ter um novo sócio

É comum que pequenas e médias empresas tenham uma administração centralizada em um único sócio, ou seja, o dono do negócio, e normalmente, sem a necessidade de prestação de contas. As decisões são exercidas e os riscos assumidos por uma única pessoa. Com a entrada de um novo sócio, o empreendedor deve preparar-se para compartilhar as decisões e prestar contas. Vale o dito popular, "Quem tem sócio, tem patrão".

2. Saiba o motivo da procura de sócio

É fundamental que a decisão de procurar um novo sócio esteja baseada no conhecimento dos fatores que a motivaram. Não é adequado procurar ou aceitar um sócio sem a identificação dessa necessidade. A entrada de um sócio implica na divisão dos riscos do negócio e em contra partida na divisão dos lucros. Se isso não estiver claro, poderá constituir-se elementos de discórdia de uma ou de outra parte.

3. Deixe o candidato a sócio ciente dos fatores que motivaram sua procura

Explique detalhadamente ao candidato a sócio os motivos pelos quais ele está sendo convidado a participar da sociedade. Demonstre, preferencialmente com auxílio de especialista, a situação patrimonial e financeira da empresa. Lembre-se que ele, o novo sócio, terá acesso a todas as informações, e qualquer omissão, futuramente descoberta, poderá ensejar conflitos.

4. Calcule o montante de recursos financeiros que se pretende obter do novo sócio

A determinação do valor que se pretende capitalizar deve ser calculada com base no fator originário da decisão de aceitar um novo sócio. Exemplo: Se o empreendedor pretende ampliar seus negócios, elabore um plano demonstrando como se calculou o montante de capital necessário e qual sua destinação e principalmente quanto irá gerar de recursos. Isso irá permitir avaliar a viabilidade e retorno do investimento.

5. Definição da participação do novo sócio no capital social

A participação do novo sócio deve ser determinada em função da relação entre o capital investido e o valor da empresa, numa mesma data. Existem diferentes critérios financeiros para determina o valor de uma empresa, por isso, é recomendável recorrer a um especialista que irá prescrever o critério adequado de acordo com as circunstancias.

6. Definição da participação do novo sócio na administração

A participação do novo sócio na administração deve ser discutida, esclarecida e entendida, pelas partes, no inicio do processo. As atribuições e responsabilidades devem ser claras para evitar conflitos ou sobreposição de funções.

7. Avalie o nível de conhecimento do novo sócio sobre o empreendimento

É recomendável que o novo sócio tenha ou obtenha conhecimentos e afinidades com o empreendimento. Conhecer os aspectos operacionais, o dia a dia, é importante para que o candidato a sócio possa avaliar se terá condições e disposição para adequar-se às necessidades e estilo do empreendimento.

8. Identifique as afinidades com o novo sócio

Não é necessário que os sócios tenham totais afinidades, deve prevalecer o profissionalismo, quando possível. Entretanto, a inexistência de afinidade é foco permanente de discórdia, simplesmente pela intolerância inerente à falta de afinidade. Por isso, tente identificar os pontos de discordância e faça uma reflexão no sentido de avaliar sem são toleráveis ou não. Isso vale para os dois lados.

9. Determinação das formas de remuneração.

As remunerações dos sócios devem ser estipuladas considerando a situação financeira e os resultados da empresa e não as necessidades pessoais de cada um. Não se deve esquecer de contemplar e discutir as remunerações indiretas, como: conta de telefone, despesas com combustível etc. Quando estas existirem, fixar limites e determinar regras de uso e consumo são boas alternativas para evitar gastos excessivos e possíveis conflitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário