sábado, 7 de julho de 2012

GESTÃO DE PROJETOS



1 - O processo de planejar o escopo é feito em duas etapas cite-as:
Declaração do escopo é um enunciado sucinto dos produtos que serão fornecidos (e, eventualmente, dos que não serão fornecidos ) pelo projeto. A declaração do escopo é um enunciado resumido do leque de produtos ou de um serviço a serem fornecidos ao cliente. É o primeiro passo no processo de estabelecer os entregáveis do projeto.
 Detalhamento do escopo é uma relação minuciosa dos produtos que serão fornecidos, também chamada lista de entregáveis.

2- Como se inicia a administração de um escopo

Começa como uma definição sucinta e prossegue até o detalhamento dos entregáveis, descendo até o nível dos pacotes de trabalho.

3 – O que deverá ser fornecido ao final de do projeto?
Deverão ser fornecidos: uma série de protótipos de um novo modelo de aeronave, a planta do processo produtivo e a lista dos fornecedores de peças e equipamentos da aeronave e do processo produtivo.

4 - A declaração do escopo também pode incluir uma exclusão do escopo? Em caso afirmativo explique:
A declaração do escopo também pode incluir uma exclusão d escopo, explicando o que o projeto não vai fazer ou que o projeto não vai ser. A declaração e exclusão de escopo delimitam o esforço que o projeto vai fazer. Por exemplo: “Não faz parte do escopo do projeto a seleção, contratação e o treinamento do pessoal para operar a fábrica de aeronaves”.

5 – O que é um projeto com foco?
Um projeto como foco tem o objetivo muito preciso, um problema muito específico para ser resolvido. Focalizar um projeto significa diminuir ao mínimo a abrangência do resultado esperado, ainda que a quantidade de entregáveis possa ser grande.  Projeto sem foco não tem projetos
6 – Em que consiste o detalhamento do escopo?

Consiste em dividir  o produto principal em partes administráveis.

7 – Quais os outros nomes dado a Estrutura analítica?

Lista de entregáveis, ou WBS, Work Breakdown Structure

8 - A estrutura analítica do projeto, ou lista de entregáveis, ou WBS, Work Breakdown Structure, representa o que?

Representa graficamente a divisão do produto em entregáveis menores. 


9 – Qual a forma comum de desenhar a estrutura analítica?

É a lista de itens ou peças

10. Como se inicia um ciclo de vida do projeto?

No início do ciclo de vida do projeto, é feito a definição de especificações de qualidade e sustentabilidade ambiental e social para o produto e dos recursos usados para fazê-lo, durante e após o ciclo de vida.

11 – Podemos afirmar que assim como os produtos os projetos também precisam levar em conta a vida após morte?

Sim. Considerando o ambiente, a vida após a morte torna-se uma realidade para os produtos e, consequentemente, para os projetos. 

12 – Qual deve ser a posição dos administradores em relação ao projeto?

Os administradores de projetos precisam pensar na minimização de desperdício no processo produtivo, na seleção de materiais ecológico, na embalagem, no consumo de energia para o condicionamento do produto e também no descarte e eventual reaproveitamento dos materiais usados para a fabricação.






13 – Explique o ciclo de vida do projeto:


14 -Como podem ser classificados os projetos nas organizações. Explique-os:

Estratégicos - estão ligados às inovações no negócio da empresa, a seus objetivos de longo prazo, ao desenvolvimento de seus sistemas e de sua estrutura, a sua competitividade e a outros fatores que influenciam seu desempenho e sua sobrevivência.

Operacionais - Estão ligados às atividades funcionais. Projetos de ampliação de instalação, campanhas de vendas e o processo racionais. Os projetos de aumento de produtividade, como a implantação de um sistema enxuto de produção ou de qualidade total e os Seis sigmas (Seis Sigma ou Six Sigma , é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola  para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos.), também podem ser considerados operacionais. Dependendo da sua importância para a empresa poderão ser classificados como estratégicos.

Emergenciais ou urgentes - são aqueles que respondem a problemas de solução inadiável. Recuperação de instalações destruídas por incêndio ou por inundação , mas por outro lado, grande número de projetos emergenciais, para resolver problemas cuja ocorrência era previsível , é sintomas de que a empresa dedica pouca atenção aos processos de planejamento e manutenção.

Compulsórios - São empreendidos para atender a obrigações criadas pela legislação- por exemplo, estudo de impacto ambiental, instalação de equipamentos de proteção, construção de áreas de atendimento a pessoas.

15 - As empresas orientadas para projetos têm dois portfólios cite-os:

Um projeto fornecido regularmente para cliente, outro, de projeto interno, similares aos das organizações orientadas para processos e produtos.




16 – Fale sobre as partes interessada em um projeto:

O processo de administrar um projeto sempre envolve o entendimento e o atendimento das necessidades, interesses e influências de diferentes partes interessadas ( stakeholders ). As partes interessadas variam de um projeto para outro, envolvendo uma combinação, entre outras, exemplo.


17 - Quais os três processos principais na administração da qualidade do produto?

Planejamento da qualidade, garantia da qualidade e controle da qualidade ( os princípios são os mesmos para a qualidade e controle de administrar um projeto).

18 – Fale sobre a qualidade total:

Qualidade total é uma abordagem de gestão da qualidade que procura maximizar a competitividade da organização por meio da melhoria contínua da qualidade de seus produtos, serviços, pessoas, processos e ambientes, em toda a organização. O TQM é compatível com a ISSO.

19 – Fale sobre o planejamento da qualidade do produto:


O planejamento da qualidade do produto envolve vários áreas que devem trabalhar  em conjunto analisando os diversos fatores que podem influenciar na qualidade do produto, estas áreas devem m buscar o melhor desempenho para o produto a fim de atender e superar a expectativa do cliente.
20 – Fale sobre as especificações funcionais ou de desempenho e dê exemplos:

As especificações funcionais ou especificações de desempenho - traduzem as necessidades e expectativas do cliente em termos de desempenho que o produto deverá alcançar.
Exemplos:
Duração da carga de uma bateria de celular.
Tamanho de um equipamento.
Número de pessoas que uma estação deverá comportar.

21 – Fale sobre as especificações técnicas e dê exemplos:

Nascem das especificações  funcionais e descrevem as características do produto em termos de seus atributos técnicos. Nascem das especificações funcionais definidas pelos clientes.
Exemplos:
Dimensões de um objeto.
Quantidade de cimento numa construção.
Fórmula ou processo de fabricação de um produto

22 - Para caminhar das especificações funcionais para as especificações técnicas o que é preciso fazer?

Uma equipe de projetos pode usar a  ferramenta    casa     da    qualidade         ( House of Quality ), que faz parte da técnica chamada QFD ( Quality Function Deployment ou desdobramento da função da qualidade ).
23 – O que  é a casa da qualidade?
A casa da qualidade é uma ferramenta que procura colocar no desenho do produto todas as especificações funcionais desejadas pelos clientes ( e outros stakeholders ) e, ao mesmo tempo, evitar que características indesejadas ou desnecessárias sejam incorporadas no produto.
QFD é uma técnica que procura transformar a voz do cliente em característica do produto e chegar até a definição do processo produtivo. A primeira etapa do QFD é a construção da casa da qualidade ( ou primeira matriz QFD ). Essencialmente, a casa da qualidade é um gráfico que mostra o cruzamento das necessidades do cliente ( especificações funcionais ) com as características do produto ( especificações técnicas ).
24 – Fale sobre o nível de qualidade?
Grau, nível, categoria, classe ou tipo é a ordem a que pertence o produto, em função da quantidade ou sofisticação de suas características. As distinções entre produtos e serviços ( luxo e básico, por exemplo ), que refletem nas variações de preços, decorrem da quantidade e sofisticação das características. As diferenças entre as classes de qualidade são soluções para atender a necessidades específicas que refletem expectativas e necessidades do cliente. No planejamento da qualidade, deve estar explícito o grau de qualidade a que o produto pertence.
25 - Para o cliente, as especificações têm todas a mesma importância?
Não. No exemplo, por hipótese, o cliente deseja que todas as necessidades estejam atendidas no novo produto, mas a segurança é mais importante. Essa avaliação pode variar de 1 ( muito pouco importante ) a 5 ( muito importante ). Aplicando essa idéia ao novo modelo de fogão. Exemplo:
26 – O que é necessário para desenvolver e fornecer o produto do projeto?

É preciso realizar atividades que consomem recursos.


27 – Fale sobre a definição das atividades e a definição dos recursos:

A definição das atividades é a base para a administração dos prazos – ou do tempo – do projeto.
A definição dos recursos é a base para a administração dos custos do projeto.


28 - Qual a principal ferramenta para a administração dos prazos?

É o cronograma.


29 - Qual a principal ferramenta para a definição dos custos?

É o orçamento do projeto.


30 - Comente sobre os prazos e os custos:

Prazos e custos são meios para realizar o produto – ou entregável. O Produto, prazos e custos são os elementos principais do plano e do gerenciamento de um projeto.


31 – Explique o enunciado custos e prazos são interligados:

Se o projeto tem mais recursos, o prazo diminui mas o custo aumenta.
Se o projeto tem menos recursos o prazo aumenta e o custo diminui.



32 – Quais as principais decisões e tarefas do planejamento dos meios para realizar o projeto?

33 - Fale sobre a estrutura analítica do projeto:
A definição das atividades necessárias para realizar o projeto começa com o planejamento do produto. O ponto de partida para identificar as atividades é a estrutura analítica do projeto, que é a principal ferramenta de planejamento e de gestão global do projeto. Exemplo:


34 – Como devem ser identificadas as atividades e os produtos?
As atividades devem sempre ser identificadas por verbos; os produtos, por substantivos. Não é regra do gerenciamento de projetos, mas questões de disciplina mental.
http://www.brasilmatics.com.br/images/secundaria/grafico_grandes_ideias.jpg
35 – Fale sobre o Ciclo de Vida do projeto:
O estudo do ciclo de vida do projeto permite visualizar outras atividades, que podem não estar diretamente ligadas ao produto e a sua estrutura analítica. Fazer reuniões de planejamento e controle, visitar fornecedores e preparar relatórios e prestar contas do projeto, por exemplo, são atividades que não ficam evidentes na estrutura analítica do projeto. Hipóteses sobre riscos e acidentes, atividades de testes e experimentação e datas que devem ser evitadas (feriados, períodos de chuvas), que são circunstâncias normais em projeto de alto grau de incerteza, também podem ficar evidentes quando se estuda o ciclo de vida e o calendário do projeto.
36 – Fale sobre o relatório de projetos:
A análise de projetos anteriores podem revelar aspectos  que não ficam evidentes nem na estrutura analítica nem no exame do ciclo de vida. Situações imprevistas, exigências que o cliente fez ao longo do projeto e despesas que não foram orçadas são alguns dos aspectos  que não estão nesse caso.
37 – Fale sobre a revisão das áreas do conhecimento:
Estudar as áreas do conhecimento produz a visão do conjunto de todas variáveis que uma equipe de projeto deve administrar e que podem não ser evidentes na WBS. Por exemplo, procedimentos de garantia da qualidade, sistemas de comunicação  com a equipe e com os stakeholders, pesquisa de fornecedores, licenciamento ambiental – essas são algumas atividades que não  podem não surgir automaticamente na lista de entregáveis, mas que serão lembradas quando as áreas do conhecimento forem revistas.
38 – fale sobre o sequenciamento das atividades:
Depois de preparar a lista, deve – se identificar a sequência  em que as atividades serão realizadas (quais atividades devem ser feitas primeiro, quais em seguida, quais dependem de quais). O sequenciamento permite estabelecer as prioridades e em seguida, representar graficamente as relações e o  encadeamento das atividades, sintetizadas em um diagrama de precedências. Lógica, decisão e condicionantes externos são os fatores que influenciam o sequenciamento das atividades.
39 – Fale sobre a lógica e exemplifique:
A lógica independe de decisão. A lógica é inescapável: para que uma atividade seja feita, outra tem que ter sido feita antes. Ou, se uma atividade for realizada; segue – se obrigatoriamente outra. Por exemplo:
       O desenho do questionário antecede a pesquisa de campo, que antecede a análise  dos dados
       Se as amostras forem produzidas, precisarão ser armazenadas em condições especiais ou se  deteriorarão.
       A organização do local antecede a realização do jantar beneficente.

40 – Fale sobre o processo de decisão:
Há dependências entre atividades que são definidas arbitrariamente. Nesse caso, quem define a sequência não é a lógica, mas a vontade de um tomador de decisões. O dono do projeto pode escolher começar e terminar por onde quiser, desde que não viole nenhuma lógica. Por exemplo:
       Você pode começar um projeto de produto fazendo uma pesquisa bibliográfica, ou um estudo dos produtos similares, ou simplesmente criando do nada.
       Você pode construir um protótipo, retratando a primeira idéia, antes que qualquer especificação de desempenho seja formulada.
41 – Quais os condicionantes externos podem afetar o projeto
Os fatores externos, alheios à vontade do dono do projeto, afetam a lógica das dependências. Por exemplo:
Os fornecedores estabelecem prazos para a entrega de peças ou serviços.
Os clientes fazem exigências de prazos ou condições especiais de entrega.
http://trabsi.files.wordpress.com/2011/05/banner_analise.jpg
42 – fale sobre o diagrama de precedências:
As decisões sobre sequenciamento das atividades podem ser resumidas em uma tabela de precedências. (corresponde parcialmente ao gráfico anterior), as atividades estão listadas aleatoriamente na segunda coluna. Os números na primeira coluna indicam apenas a ordem em que as atividades foram colocadas na lista, não sua sequência.
O diagrama de precedências é um gráfico que mostra as ligações entre as atividades  e seu encadeamento. No diagrama de precedências, também  chamado diagrama de rede do projeto, cada atividade é representada por um “ Nó`` - um símbolo (em geral um retângulo ou um círculo) dentro do qual se anota a letra ou número que designa a atividade ou se descreve a atividade. As setas representam a relação de dependência e a sequência das atividades. Essa técnica de desenhar o diagrama de precedências é chamada AON – Activity on node = Atividade no nó.
     O diagrama de precedências deve ser desenhado ao mesmo tempo em que se prepara a tabela de precedências. Isso ajuda a visualizar a lógica encadeamento das atividades, a tomar decisões de planejamento e a corrigir possíveis erros.
43 – O que é o sequenciamento?
É o procedimento por meio do qual se define como as atividades  do projeto se encadeiam – por decisão ou por lógica.
44 – Explique as dependências?
Do fim para o começo - Ligar um retângulo a outro por meio de uma seta que indica que a segunda atividade na fila (sucessora) só pode começar quando a precedente terminar.
Do começo para o começo – uma atividade começa quando (ou depois que) a precedente começar.
Do começo para o fim – uma atividade termina quando ( ou depois que) a precedente começar.
Do fim para o fim – uma atividade termina quando (ou depois que) a precedente terminar.
Embora todas essas relações existam na vida real, é muito provável que a grande maioria das situações de gerenciamento de projetos trabalhe apenas com a primeira – do fim para o começo.
45 – O que é o cronograma?
É um gráfico que mostra a distribuição das atividades ao longo de um calendário. É um retrato da cronologia do projeto, que se baseia em decisões de planejamento. O processo de tomar as decisões de cronologia, que equivale a associar o trabalho ao transcurso do tempo, chama – se programação ( ou cronogramação ).
O cronograma reflete as decisões sobre a duração e a sequenciamento das atividades. Como os demais processos administrativos, a preparação do cronograma é processo  dinâmico, que começa com a formação do conceito básico do produto e evolui com o desenvolvimento do ciclo de vida. No estágio inicial do projeto, há um cronograma básico ou cronograma mestre, estabelece a programação das atividades principais e que dá origem a cronogramas sucessivamente detalhados, conforme o projeto avança. Dependendo da complexidade de seu projeto, você talvez não precise de mais do que o cronograma mestre.


46 – No que se baseia a preparação do cronograma?
Baseia – se na duração das atividades. A estimativa da duração das atividades também depende de lógica, decisão, condicionantes externos e outros fatores.
47 – Fale sobre o diagrama de redes:
Diagrama de redes são diagramas de precedências com informações sobre a duração das atividades e sobre o caminho crítico. O caminho crítico é o caminho mais longo que leva da primeira à ultima atividade de um projeto – aquele no qual as atividades têm a duração mais extensa . Os caminhos ou ramos da rede que têm durações mais curtas precisam esperar o caminho crítico terminar para poder continuar. Vejamos um exemplo com uma forma simples de rede.
Suponha que alguém tenha decidido começar uma empresa comercial e precise realizar cinco atividades, que são as seguintes, com as respectivas durações e dependências.
Atividade                                                                    Duração              Dependência
  1. Reforma do prédio                                             30 dias                5
  2. Montagem da loja                                              30 dias                1
  3. Abertura da empresa e obtenção para          120 dias              ---
Funcionamento              
  1. Inauguração                                                         0                          2,3
  2. Licença para reforma                                         30 dias                ---

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